Dicas para ser um fotografo de sucesso

Sucesso como fotografo

Não é qualquer um que tem sucesso como fotografo. Afinal, a profissão exige que o profissional estude e sempre fique atualizado.

Além disso, a profissão de fotógrafo exige todo um planejamento por trás para cada ensaio e trabalho. Envolve muitas tarefas como a produção do ensaio, marketing, publicidade, elaboração de contratos, entre outros.

Além disso, ter o melhor equipamento não é sinônimo de sucesso, mas é importante para que você execute o melhor serviço possível.

Estudar

Assim como qualquer outra profissão, para ser fotografo é muito importante que o profissional procure ter conhecimento das técnicas fotográficas e o que o equipamento te oferece como recurso.

Ter o domínio total do obturador e diafragma, saber as melhores lentes, ângulos, brilho, contraste, balanço de branco são tudo opções que ajudarão o profissional a produzir uma fotografia e fazer com que o resultado seja melhor do que o esperado e por isso que o profissional deve estudar ao máximo sobre esses itens.

No começo, muitas pessoas podem ter dificuldades para estudar sobre fotografia devido o ramo envolver muitas coisas. Para isso, tomar algum remedio para memoria pode ser uma ótima alternativa para potencializar os estudos e aprender muito mais rápido.

Conhecer totalmente a câmera

Conhecer totalmente a câmera é muito importante para o sucesso do fotografo. Assim, o profissional não vai precisar perder tempo tentando encontrar certa função, ou tentando entender o que a sua câmera fotográfica oferece, independente se ela é uma compacta digital, ou uma DSLR.

Edição

Edição de fotosSaber editar as fotos é fundamental para ser um bom fotografo.

A maior parte dos grandes fotógrafos usa editores de imagem como o Photoshop e Lightroom para deixar as suas fotos com uma aparência melhor.

Nesses editores é possível mudar as cores, contraste, iluminação e outros elementos da imagem que podem ser corrigidos e melhorados, elevando ainda mais o nível profissional da imagem.

O tratamento da foto é muito importante para deixar o seu trabalho ainda mais profissional e inquestionável.

Tenha um portfólio

Um bom portfólio traz diversas vantagens para o profissional de fotografia. Ele é literalmente uma vantagem competitiva que faz a diferença para conseguir clientes a todo momento, afinal, ele passa credibilidade para as pessoas que pretendem contratá-lo.

Muito mais que um site com imagens de trabalho, o portfólio registra a história do fotógrafo, suas competências e habilidades e como elas estão se desenvolvendo com o passar do tempo.

Não chega a ser uma tarefa tão complicada elaborar um bom portfólio, mas a tarefa exige bom gosto e cautela para transformá-lo no seu cartão de visita, na ferramenta mais preciosa para os clientes avaliarem o seu trabalho e desejarem te contratar.

No vídeo abaixo é mostrado algumas dicas para montar um portfólio.

Publicidade

Um ótimo fotografo também deve saber vender o seu “peixe”. Por isso, o investimento em publicidade é fundamental para que você consiga mais e mais clientes.

A publicidade traz ao fotografo benefícios, sendo um dos mais importantes tornar o profissional mais familiar no mercado e para os seus consumidores. Afinal, o consumidor só vai poder adquirir o seu serviço se saber o conhecimento de sua existência.

Sendo assim, procure estar atualizado em sites, aplicativos e redes sociais de fotografia e monte um portfólio profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *