O que é uma DSLR?

Camera DSLRSe você está começando no mundo das fotografias e pretende se aperfeiçoar naquilo que faz e produzir registros cada vez mais perfeitos e memoráveis, você deve ter pensado, com certeza, em utilizar uma nova câmera para produzir este efeito e te fazer ter fotos ainda mais bonitas, não é mesmo?

Mas, na hora da mudança de câmera sempre surge aquela dúvida que te deixa com “dor de cabeça” sobre qual delas escolher, são inúmeras as câmeras profissionais existentes no mercado e todas elas têm especialidades próprias que são bem chamativas para um fotógrafo iniciante.

Acreditamos que se você fez uma pequena pesquisada na internet já deve ter se deparado com a DSLR, que é um dos milhares de tipos de câmeras profissionais encontradas no mercado.

Mas que é uma das melhores e que sempre foi, e continua sendo, a recomendada por fotógrafos que trabalham ativamente no ramo (inclusive eu) e se dedicam às suas produções, que sempre dizem que com ela alcançam resultados ainda mais satisfatórios e únicos.

Nosso post de hoje é relacionado exclusivamente a DSLR, com a finalidade de que você conheça mais sobre esta câmera profissional tão requisitada pelos fotógrafos da atualidade e saiba porque ela é tão especial assim, para no fim, quem sabe, até adquirir a sua e se aprofundar ainda mais no mundo das fotografias com registros incríveis feitos pelas lentes da famosa DSLR. Vem comigo!

O que é uma DSLR?

A DSLR é uma máquina fotográfica de categoria profissional, sendo uma das mais requisitadas no mercado atual no ramo de fotografia profissional.

A sigla DSLR significa o seguinte: Digital Single-Lens Reflex.

Em português esta sigla quer dizer que a câmera tem a capacidade de captar determinada imagem e reproduzi-la em outro compartimento para que a pessoa que está sendo a fotógrafa no momento consiga visualizá-la com perfeição.

Essa reflexão de imagem ocorre do espelho central da câmera, que podemos chamar de lente, para o view finder, que é onde a pessoa que fotografa coloca os olhos.

Esse tipo de comportamento da câmera, pode até mesmo ser considerado uma coisa bem comum hoje em dia.

Mas, na verdade não é bem assim. A maioria das câmeras profissionais se especializa em mostrar para o fotógrafo o objeto que vai ser fotografado de forma bem simplificada, como se fosse apenas para que ele possa captar a imagem com os olhos e saber quais os pontos principais do contexto que ela apresenta.

Agora, a DSLR se especializou naquilo que recebeu nome, ou seja, ela se especializou em mostrar na viw finder a fotografia em sua forma natural, excepcional e completa, com todos os detalhes possíveis e incidindo ainda a luz única e própria do ambiente da foto.

Tudo bem trabalhado, pensando e desenvolvido para que você possa ter a melhor experiência com a máquina.

Principais características

Existem diversos modelos de câmera DSSRL no mercado a disposição, cabe a você fotógrafo iniciante dar uma pesquisada e experimentar cada uma dela, a fim de escolher a que melhor se encaixa a sua realidade e exigências.

Mas, há aquelas características que são comuns a todas. Aqui vão as principais características do produto:

Benefícios:

  • Sensor de imagem grande e que proporciona mais qualidade;
  • Todos os controles são manuais e você pode deixar a fotografia do jeito eu você quiser;
  • Dá a chance de obter melhores fotografias em ambientes com pouca luz;
  • É possível fazer fotografias de longa exposição;
  • Podem ser acoplados com a maior facilidade, diversos acessórios como disparador, controle remoto, monitores, grip, etc.;
  • Uma câmera com bastante agilidade no clique, te dando a oportunidade de tirar a foto que quer no momento desejado;
  • Tem um controle de lentes melhor;
  • Controle total sobre o foco.

Separei um vídeo do Andre Pilli onde ele mostra qual DSLR escolher. Veja:

Troca de lentes

A troca de lentes é uma especialidade das DSLR, você pode facilmente identificar que uma câmera fotográfica é DSLR apenas pelo fato de que ela pode trocar as lentes com facilidade e que existem vários modelos de lentes para serem acoplados.

Cada lente é especial para cada tipo de ângulo, formato de foto, e alguns outros aspectos que devem ser observado no ambiente para que a fotografia saia da melhor forma possível.

Falaremos sobre lentes em um outro artigo. 😉

2 thoughts on “O que é uma DSLR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *